Berlim
Berlim
(setembro de 2013)
A Chegada:
Fomos de Amsterdã a Berlim num voo local, EasyJet que durou em torno de duas horas entre check In e viagem. Foi a segunda cidade que visitamos no Roteiro Europa em 2013. Grandiosa, é o mínimo que podemos dizer. Marcada por um forte lastro histórico a cidade impressiona na arquitetura, organização, registros de memória e sobriedade. Berlim é sóbria. Nada é demais. Tudo parece estar no lugar certo. Há um ar de conformidade nos detalhes que se encaixam em cada canto.
Ficamos hospedados próximos Alexanderplatz, uma praça pitoresca, na região central da cidade onde ocorria um Festival de Música. A caminhada do hotel até lá e a surpresa de assistir um festival ao ar livre nos proporcionou uma tarde muito agradável.
Aproveitar a boa comida e a cerveja típica de sabor forte é uma experiência que não dá para esperar. Só aproveitar, curtir com os amigos e brindar as boas oportunidades que a vida oferece.
Prost!!!
O Dia Seguinte
No dia seguinte iniciamos o roteiro de visitas a ponto turísticos. Assim como em quase toda Europa, o ônibus de turismo circular nos permite fazer um circuito sem muita dor de cabeça e com relativa independência. Ele faz parada nos locais mapeados e só lhe resta escolher o circuito.
Iniciamos a visita pelo Museu "Topografia do Terror", localizado onde era a antiga Gestapo. Trata-se de um Erinnerungsorten - locais de memória - onde são mantidas vivas as lembranças dos horrores praticados pelo Nazismo.
Berlim se posta como testemunha central dessas dores e guardiã de memórias que não se devem esquecer, na esperança de que nunca mais se repitam.
Outros Registros
Eu no Checkpoint Charlie, posto militar que guardava a fronteira entre as duas Berlins pós guerra: Oriental e Ocidental. Ligava os setores americano e soviético para controle de entrada e saída de cidadãos. Me senti na história.
Outras imagens de Berlim:
Comentários
Postar um comentário