Amsterdã

Amsterdã - Holanda



A viagem à Holanda foi em setembro de 2013 e fez parte  de um roteiro de sete cidades e seis países na Europa. Amsterdã foi nosso primeiro destino. Uma cidade organizada em função dos rios, suas vias pluviais dão um recorte expressivo à cidade e compõem uma das vias de locomoção. Uma estrutura provavelmente pensada do ponto de vista estratégico para atender circulação de pessoas e economia.







É uma cidade com muitas peculiaridades. Há um estranho sentido de liberdade que à primeira vista torna banal tanto o uso da droga como o comércio do corpo. Em relação as drogas, a facilidade de uso, exposição e oferta não reduz a necessidade de refletir sobre sua liberação não só em Amsterdã como no resto do Mundo. Reflexão também cabe em relação ao comércio sexual do Bairro da Luz Vermelha. De minha parte apenas procurei contemplar a humanidade acima dos "produtos" expostos nas vitrines daquelas ruas. Exposição que de certa forma incomoda minha ética feminina que se recusa a aceitar que jovens e belas  mulheres se transformem em produtos e fetiches. Claro que me veio a cabeça indagações sobre as circunstâncias de porquê estão ali? Vontade própria? Conveniência? Necessidade? Essa liberdade aparente aos turistas é de fato LIBERDADE?

Deixando de lado os motivos e os porquês,  Amsterdã é bela e alegre a seu jeito. Tem história, museus, casas de memória, cultura,  belíssimos jardins, feiras movimentadas e muitas flores. Vale muito à pena passear nos canais e contemplar as curiosidades locais, como casas flutuantes, ruas floridas, tipos curiosos e etc.




O clima é realmente alegre e os turistas aproveitam como podem, tornando a atmosfera ainda mais animada.



A Casa de Anne Frank é um duro registro de uma fase trágica da história. Não há como não se emocionar com o encontro das memórias vivas,  tais como descritas no  diário que li na juventude.



Mas,  nada se compara à visita ao Museu de Van Gogh, grande artista nascido em Áries mas com uma conturbada alma lunar, ascendente em Câncer e um Netuno em Peixes regendo o Meio do Céu. Os traços agressivos de sua pintura denotam o impulso ariano, mas a forma bucólica de captação do cotidiano, a beleza do céu estrelado, o viço dos campos de trigo e dos jardins de tulipas revelam a poesia por traz da rebeldia que o tirou de cena de forma tão precoce e trágica.











Dicas Turísticas no Tripadvisor:


Gostei muito. Muito bem localizado, quarto confortável, cama ampla, bom atendimento e um ótimo café da manhã. Sai do hotel e já está de cara com o burburinho da cidade e suas belas paisagens. Adorei e já estamos pensando em voltar em 2015


Museu Van Gogh

Conhecer de perto a obra deste pintor realmente emociona. Sua história é trágica, um gênio que nunca sorriu... Mas a obra é magistral. Se havia loucura em suas pinceladas? talvez... talvez fosse sua forma de gritar ao mundo a forma como se via no mundo... um expectador. Vale à pena. O local é muito agradável...
Mostrar menos

Viagem Europa 2013

Berlim 
Munique
Praga
Viena 
Budapeste
Paris

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Hogwarts

Memórias das Sete Quedas.